3º Batalhão de Aviação do Exército realiza Operação Beanch Mark
Batalhão Pantera forma novos pilotos IFR
Campo Grande (MS) – No período de 5 a 9 de maio, o 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) participou da Operação Beanch Mark (1ª Fase), com duas aeronaves HM-1 Pantera e uma HA-1 Fennec. A Beanch Mark desenvolveu-se em seis Estados da Federação (MS, MT, MG, GO, SP e PR), operando nos aeródromos homologados nas Regras de Voo por Instrumentos (IFR).
Nesse período, a Esquadrilha de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG), dotada de aeronaves Pantera, concretizou a formação dos novos pilotos IFR utilizando os aeródromos de Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, Londrina, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Cascavel, Bauru e Foz do Iguaçu.
Já a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, dotadas de aeronaves Fennec, utilizou como Base de Operações para os voos IFR, o 36º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Uberlândia-MG. Desta localidade realizou voo nos aeródromos de Ribeirão Preto, Arealva, Itumbiara, Caldas Novas e Anápolis.
O Planejamento do voo IFR durante a formação das tripulações em diversos aeródromos se faz necessário pela quantidade e tipo de procedimentos que o piloto em treinamento deve executar para concluir sua formação.
Após longas jornadas de voo, cinco pilotos concluíram a formação de “2P’’IFR contribuindo para a manutenção da operacionalidade do 3º BAvEx.
Redes Sociais