Operação Ágata Jauru III
Combate a Garimpos Ilegais.
Cáceres (MT) - No período de 15 a 23 de setembro o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) participou da Operação Ágata Jauru III, na cidade de Cáceres-MT. A Operação utilizou duas aeronaves HM-1 Pantera e empregou 45 Horas de Voo.
As aeronaves Pantera utilizaram como Base de Operações o 2º Batalhão de Fronteira (2º BFron) para cumprir missões em apoio a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz). Foram realizadas Infiltrações aerotransportadas em Pontes e Lacerda- MT, em um garimpo clandestino que acarretou na prisão de oito garimpeiros ilegais.
Visando a viabilidade de construção de uma estrada para apoiar o Pelotão de Fronteira de Guaporé-MT e o escoamento agrícola da região, foi realizado um reconhecimento, com um analista ambiental a bordo, para verificar possíveis impactos ambientais que serão ocasionados pela construção da via. Ainda no contexto da Ágata, houve Operações Interagências com o IBAMA e a FUNAI e a utilização de uma aeronave como Plataforma de Operações Psicológicas realizando o lançamento de panfletos na região de Pontes e Lacerda.
Redes Sociais